sexta-feira, 16 de julho de 2010

O QUE É PARTICIPAÇÃO POLÍTICA? É SÓ VOTAR?

A participação na sociedade em que vivemos ficou restrita, para muita gente, à hora em que se vota. Depois são os nossos representantes, os políticos profissionais, por nós eleitos, que têm a missão de agir em nosso nome.
Querem nos fazer crer que a nosso única função como cidadãos é votar. “Depois…deixem comigo, não se preocupem.” Será mesmo assim?
Como cidadãos conscientes devemos saber que com isto se esvazia o real sentido da democracia. Esta foi reduzida a um simples modelo de seleção de representantes via voto, portanto, sem a participação efetiva da sociedade civil organizada.
“O consenso democrático liberal baseia-se numa concepção minimalista da democracia. Esta concepção, que restringe a participação ao seu mínimo, busca transformar os conflitos inerentes a qualquer sociedade plural em questões meramente tecnocráticas e gerenciais (Dagnino, Olvera e Panfichi, 2006). O último elemento deste consenso é o primado do direito e dos tribunais. Trata-se da criação das condições necessárias para que a economia de mercado possa se desenvolver sem maiores percalços, através da garantia da propriedade privada e da previsibilidade e garantia dos contratos e normas legais que regem as transações econômicas.”
Existe a necessidade de mecanismos de controle da sociedade civil sob os atos do governo através da participação direta de todo o cidadão no dia a dia da comunidade onde está inserido.
QUAL DEVE SER MINHA OPÇÃO?
VOTE E PARTICIPE!
A pior posição seria do descrédito: “não adianta votar, todos são iguais, nada vai mudar”. A nossa história oferece bons exemplos de muitos lutadores pela conquista da democracia e de grande capacidade de superar crises.
Há sinais evidentes de que no mundo inteiro e em especial na América Latina, a população está ansiosa por mudanças profundas nos sistemas político e econômico, objetivando assegurar vida e esperança plenas para todos. Sinal extremamente positivo: os povos indígenas, por tanto tempo desprezados, têm papel fundamental neste processo.
Cresce em todos os níveis, do local ao mundial, a mobilização de setores da população contra as múltiplas formas de opressão do poder econômico. Em resposta às necessidades básicas e prioritárias da maioria da população, os cidadãos conscientes propõem modelos alternativos como a economia solidária e sustentável.
Em face das dramáticas mudanças climáticas que o mundo está sofrendo por causa da ação predatória do sistema produtivista-consumista, cresce a consciência ecológica e o desejo de buscar um outro modelo de desenvolvimento, voltado não para o lucro e sim para a vida, não para a produção ilimitada, mas para a humanidade, onde se produza aquilo de que precisamos, sem destruir a Terra.
A multiplicação de fóruns sociais, como espaços de debates, de trocas de experiências e de busca de práticas alternativas, é indicativo do crescimento da consciência política da sociedade civil.
Merecem destaque as numerosas iniciativas em favor da paz entre os povos, religiões e etnias de um mesmo país, bem como o esforço para universalizar os direitos humanos, políticos, civis, econômicos, sociais, culturais e ambientais.

E NA NOSSA REGIÃO?

Na nossa região merecem destaque especial, nos últimos anos:
 a maior participação dos cidadãos nos Conselhos de Políticas Públicas nos níveis municipais, estadual e federal.
 a luta em favor da reforma agrária;
 as mobilizações contra os projetos hidrelétricos no Tapajós.
 A luta das comunidades do Arapiuns para manterem a soberania sobre seu território.
 A luta das Comunidades da Região de Santa Maria do Uruará conqustando a criação da Renascer e a exspulsão dos madeireiros, reconquistando assim seus territórios.
 A Criação dos conselhos de Pesca, equipes de Justiça e paz, os movimentos em favor da proteção dos espaços públicos tanto na cidade, como no interior
Muitas iniciativas e lutas do povo estão aí. Falta você participar.ISSO É SER CIDADÃO E EXERCER SUA CIDADANIA.












D. ORIENTAÇÕES PARA A AÇÃO
A metodologia Ver – Julgar – Agir - Rever, assumida pela pastoral da Igreja Católica na América Latina e Caribe, e de modo especial no Brasil, deverá ser o instrumento norteador das ações neste momento eleitoral. Sugerimos algumas ações simples e eficazes para serem desenvolvidas pelos grupos, interessados em trabalhar pela conquista do voto cidadão.

1. Preparando a ação do grupo:
 Reúnam-se em grupo. Pode ser um grupo pastoral, de jovens, de moradores, de oração, de estudos ou comunitário. Leia esta documento cartilha.
 discutam cada um dos títulos da cartilha e promova pequenos debates e questionamentos, buscando sempre associar os temas apontados a elementos da realidade – conhecidos e vivenciados – pelos participantes do grupo;
 elaborem uma síntese de cada um dos títulos do documento, procurando transformar em perguntas cada um dos aspectos que julgar importante.

2. Conhecendo a sua realidade eleitoral (VER)
Agora que vocês já refletiram sobre as principais preocupações que estão em jogo neste momento eleitoral, é preciso saber o que a realidade de sua região aponta. Nesse sentido, é preciso que vocês:
 pesquisem quais e quantos são os cargos de deputados estaduais, federais, senadores, governador e Presidente da República e suas funções em sua região eleitoral;
 identifiquem quais são os partidos e as coligações que estão habilitados às candidaturas e quais são os candidatos em cada legenda;
 confeccionem um cartaz ou mural com os resultados de sua pesquisa. Deixe estas informações bem visíveis ao grupo. Divulgue em seus meios;
 busquem informações junto aos candidatos ou junto aos comitês eleitorais. Assista aos programas de propaganda política. Escute os programas de rádio, as plataformas eleitorais dos candidatos;
 elaborem, um resumo das plataformas eleitorais, idéias, projetos, promessas, intenções.

3. Analisando a sua realidade eleitoral (JULGAR)
Agora que vocês já estudaram este texto e já conhecem o que pensam os candidatos, promovam o seguinte debate:
 quais são os partidos, coligações, legendas e candidatos que têm pensamentos mais sintonizados aos do grupo em relação aos temas discutidos anteriormente?
 quais são os partidos, coligações, legendas e candidatos que têm pensamentos mais distantes aos do grupo em relação aos temas discutidos anteriormente?
 elaborem um documento que contenha as opiniões e os principais questionamentos do grupo e guarde-os para a próxima etapa.

4. Trabalhando para a conquista do voto cidadão (AGIR)
O momento é de definição ou confirmação de um voto consciente e cidadão:
 promovam debates com candidatos, a partir dos documentos lidos e produzidos pelo grupo. Quando o debate não for possível presencialmente, assistam pela televisão ou escute pelo rádio os programas de propaganda eleitoral e discuta com o seu grupo;
 promovam seminários sobre a realidade regional, identifiquem os principais problemas e necessidades e vejam qual a disposição dos candidatos e quais são as suas propostas para implementar ações que atendam a estas necessidades;
 divulguem os resultados dos debates junto às paróquias, escolas, universidades, comunidades, questionando sempre as posturas e promessas dos candidatos frente aos princípios valorizados pelo grupo;
 estimulem que momentos de encontro coletivo (aulas, reuniões de sindicatos e associações) contemplem o “momento cidadão” em que os temas do cenário eleitoral sejam motivo de conversa, reflexão e discussão.
 procurem diferentes meios de comunicação: rádios, jornais comunitários, panfletos, mensagens faladas ou escritas de grupos ou celebrações, para estimular o voto cidadão;
 busquem indícios de corrupção eleitoral: compra de votos, promessas de vantagens financeiras ou materiais, boca de urna, entre outros. Denunciem junto à comunidade e junto aos órgãos de fiscalização eleitoral.

5. Valorizando o voto cidadão (REVER)
O processo democrático é muito maior que o ato de votar. Passadas as eleições é que começa o mais profundo exercício da democracia:
 reúnam novamente o grupo logo após a divulgação dos resultados do pleito;
 elaborem um cartaz ou mural com todos os candidatos eleitos e com suas plataformas políticas;
 constituam um grupo permanente de acompanhamento do “mandato cidadão”; agora esse grupo tem 4 anos para acompanhar, intervir, cobrar e mudar os destinos da nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário