segunda-feira, 14 de junho de 2010

Porque TERRA ÁGUA DIREITOS?

Povos da terra

Os ribeirinhos extrativistas e agricultores lutam por uma reforma agrária que vença e acabe definitivamente com o latifúndio que destrói a vida; lutam para que os governantes destinem as áreas públicas a quem de direito e façam com que a terra cumpra sua função social; lutam por implementação de políticas públicas eficazes para o meio rural.

A pecuária, a madeira e a monocultura formam a face do agronegócio na região. Com discurso de manejo florestal sustentável, vai acontecendo o desmatamento de grandes áreas para extração e exportação da madeira e, em seguida, essas áreas são destinadas à criação de gado e posteriormente à plantação da soja.

A Pastoral Social de Santarém quer ser presença solidária e profética junto aos ribeirinhos, povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, assentados, posseiros, junto ao povo da terra, para que as famílias tenham garantida a permanência na terra e assim possam também produzir e ter maior qualidade de vida. Lutar junto com os grupos acompanhados para a implantação de políticas públicas que garantam a real permanência do trabalhador rural no campo.


Povos das águas

Os ribeirinhos têm nos rios e lagos sua única fonte de sobrevivência. Na nossa região, a temática água é de suma importância e as discussões da necessidade da manutenção dos igarapés e rios, os danos causados pelo desmatamento de matas ciliares e a emissão de agrotóxicos não podem faltar em nosso planejamento, bem como a reflexão sobre a privatização da água e os grandes projetos hidroelétricos.

Esta discussão entra em todas as nossas atividades, mas elegemos os pescadores e ribeirinhos como o grupo prioritário para o trabalho desta temática na Região.

Para que os trabalhadores tenham seus direitos garantidos como acesso à terra, à água e direitos, a equipe desenvolve ações que permitem que os grupos conheçam seus direitos, sejam reconhecidos como cidadãos e exerçam a cidadania.
Cursos sobre posse da terra, direitos sociais, direitos previdenciários, seminários, formação de equipes de justiça e paz entre os grupos acompanhados motivam os trabalhadores/as a resistirem na terra, a preservarem os lagos e rios, a buscarem alternativas de sobrevivência, assegurar seus direitos na luta por saúde, educação, lazer e por uma vida digna no campo e na beira dos nossos rios. Por outro lado trabalhamos com os grupos acompanhados as relações de gênero, o compromisso com a cidadania e o respeito aos povos originários.

APRESENTAÇÃO DO BLOG

O blog TERRA ÁGUA DIREITOS pretende ser um meio de comunicação e divulgação das atividades e opiniões da Equipe Pastoral Social de Santarém no Pará no que concerne a perspectiva dos grupos acompanhados pela mesma.
Tendo em vista um diálogo sobre os temas que atinjam ou que façam interação com os povos da terra e da água na sua diversidade de denominações, cultura e localização geográfica.
O blog "terraaguadireitos" além da possibilidade de comunicação intergalática terá uma função de organização e monitoramento permanente das atividades, prioridades e desafios da Equipe Pastoral Social da Diocese de Santarém.